Este trabalho foi realizado na disciplina de Projeto Arquitetônico VI que cursei no ano de 2015 e, parte do trabalho foi elaborado junto com a acadêmica Bruna Hopen.
Proposta
A proposta da disciplina incidia no desenvolvimento de um partido arquitetônico para edificações em altura com uso misto - residencial e comercial - utilizando-se da forma de quadra aberta.
O lote escolhido encontra-se na cidade de Novo Hamburgo, localizada no Vale dos Sinos - RS.
Ele é conformado por um quarteirão de 5 esquinas, tendo como limite as ruas: 3 de Outubro, Bento Gançalves, Voluntários da Pátria, Oswaldo Aranha e Getúlio Vargas. Sua metragem fica entorno dem18.365 mil m² e tem desnível de 12m.
Imagem 3D externa do projeto. Fonte: Andressa Pulz
Imagem 3D externa do projeto. Fonte: Andressa Pulz
INTENÇÕES PROJETUAIS
As intenções de projeto partiram da permeabilidade no lote e os pontos focais das esquinas vistas pelo observador. Encontrando seus eixos principais, buscamos conformar os volumes nos lotes de forma que eles se apropriassem de suas esquinas e "cantos", mas nunca perdendo suas visuais. Para isso, utilizamos alinhamentos e subtrações nos volumes, para que eles não barrassem a entrada do pedestre.
Assim, criou-se grandes bases para as lojas que ficam de fácil acesso ao pedestre, seja vindo pela calçada ou através dos estacionamentos que se encontram acima das lojas. Para gerar uma boa integração implantou-se fitas em "L" nas extremidades do lote e um edifício de maior porte no centro. Levando em consideração a escala da cidade.
Privilegiados por boa iluminação e ventilação natural, os apartamentos propostos foram de 1, 2 e 3 dormitórios. E suas áreas comuns abrangem salão de festas, play-ground e academia, além do estacionamento localizado no subsolo, com uma vaga por apartamento.
Prancha 1 da entrega final, individual.