sexta-feira, 10 de abril de 2015

Centro de Terapia Ocupacional - para crianças e adolescentes

Este trabalho foi realizado na disciplina de Projeto Arquitetônico V que cursei no ano de 2014.
A proposta da disciplina incidia na requalificação, reciclagem de uso e restauração de espaços de interesse cultural. Utilizando um lote situado no bairro rural de Novo Hamburgo, chamado de Lomba Grande. Neste lote se encontra uma residência de 1924, que se mantém na família, passando de geração em geração.

A disciplina trabalhou com um tema: centro terapêutico. Onde cada acadêmico pode escolher que tipo de terapia trabalharia. Sempre levando em conta a implantação do tema no local.
Para o desenvolvimento do projeto, escolhi trabalhar com Terapia Ocupacional, voltada para crianças e adolescentes.

"Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de dirigir a resposta do homem a atividade selecionada para favorecer e manter a Saúde, para prevenir a incapacidade, valorizar a conduta e tratar, habilitar ou reabilitar os pacientes com disfunções físicas, mentais, emocionais ou psicossociais.“ American Occupational Therapy Association

O objetivo de funcionamento do espaço seria acompanhar o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular. E ajudar na reintegração delas à sociedade.

As primeiras intenções de projeto se deram, a partir, do edifício elevado do solo, o que traz elegância para a edificação. E uma malha, tendo como módulo principal, a casa. Em forma de fita, projetou-se um volume que abraçasse a residência. Alinhando-o com algumas marcações de sua altura, criando um pé direito duplo, mas, uma edificação térrea, sem riscos para os principais usuários, as crianças.
Uma fita de ligação leva o usuário da residência até o volume proposto e, ainda ligando ao estábulo (os cavalos serão usados, também, para o tratamento. Mais uma forma de qualificação para a saúde das crianças).
O volume foi divido conforme seu programa (salas de aula, sala de fisioterapia, consultórios para psicóloga e psiquiatra, brinquedoteca, sala multiuso, refeitório e serviços em geral), criando áreas de passagem em seu entorno. Uma placa de concreto faz a vez de cobertura, onde foi implantada uma grande cobertura verde.
E, na residência existente ficou localizada uma biblioteca específica sobre terapia ocupacional e um café, de uso público.
Com os elementos de proteção solar e ambientação, o projeto se define.
Essas foram as intenções de trazer para o dia-a-dia das crianças e o desenvolvimento delas, o contato da arquitetura com a sustentabilidade (conscientização), da natureza e dos animais, da brincadeira e da disciplina.


Abaixo segue algumas imagens e layout de apresentação, resultantes do projeto.








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